Integração entre metrô e ônibus metropolitanos é ampliada

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


A integração entre o metrô de Salvador e as linhas de ônibus metropolitanas será ampliada na segunda quinzena de maio, quando a Estação Pirajá passa a receber cinco linhas desse tipo. A integração com os ônibus urbanos na estação começa a funcionar nesse mesmo período, quando também serão integrados os cartões do Salvador Card e de acesso ao metrô, permitindo o ingresso tanto no sistema metroviário quanto nas linhas que estiverem integradas. Além disso, ainda este mês tem início o novo horário de operação do metrô, que será estendido das 5h à meia-noite, todos os dias.

Com a ampliação da integração entre o metrô e os ônibus metropolitanos, todas as linhas da Região Metropolitana de Salvador (RMS) que trafegam pela BR-324 com destino à Estação da Lapa agora farão a integração com o metrô nas estações Pirajá e Retiro. Além de proporcionar uma viagem mais cômoda e rápida aos usuários que seguem para a Lapa, a integração tira de circulação um número significativo de ônibus em parte da cidade, contribuindo para melhorar a fluidez no trânsito.

Para a superintendente de Mobilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), Grace Gomes, o novo momento da integração entre metrô e ônibus metropolitanos beneficia principalmente o usuário vindo de cidades da Região Metropolitana. “Eu acho que o mais importante é a possibilidade da população da RMS usufruir dos benefícios do metrô, especialmente em termos de conforto, segurança e rapidez nas viagens”, disse.

Linhas, paradas e itinerários

Na Estação Pirajá, os usuários dos ônibus metropolitanos que desejarem seguir para a Lapa, antigo destino final das linhas, farão a integração com o metrô, por onde seguirão viagem sem pagar uma nova tarifa. As cinco linhas terão como novo destino final a estação de ônibus do Aquidabã, de onde retornarão para seus destinos de origem.

Confira as linhas: 803A2 Nova Dias D’ávila – Estação Aquidabã; 861 Mata de São João – Estação Aquidabã; 805A Madre de Deus – Estação Aquidabã; 800A Camaçari – Estação Aquidabã; 809 Candeias – Estação Aquidabã. Após a integração na Estação Pirajá, o itinerário das cinco linhas será feito pela BR-324, seguindo pela Avenida Heitor Dias, até a chegada ao Terminal do Aquidabã.

Outras quatro linhas de ônibus vindas de cidades da Região Metropolitana de Salvador também se integram com o metrô, porém na Estação Retiro. De lá, os usuários que desejam seguir para a Estação da Lapa pegam o metrô também sem pagar uma nova tarifa.

Dessas quatro linhas, três seguem em direção a seus destinos após a integração: Barra, Estação Aquidabã e Estação Rodoviária. A exceção fica com a Linha 875 Areia Branca – Terminal do Retiro, que tem ponto final na própria estação. Essas linhas já fazem esta integração desde janeiro deste ano. São elas: 869I Barra – Simões Filho; 826A Góes Calmon – Estação Aquidabã; 872 Ilha de São João – Estação Rodoviária; 875 Areia Branca – Terminal Retiro.

Para melhor funcionamento do serviço, algumas linhas metropolitanas foram otimizadas pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba). Com isso, linhas que serviam a uma mesma região foram unidas sem prejuízo aos usuários.

Metrô – Ônibus urbanos

Atualmente 10 linhas de ônibus urbanos fazem integração com o metrô, nos terminais Acesso Norte, Lapa e Retiro. A integração pode ser feita na combinação ônibus-metrô-ônibus, ônibus-metrô ou metrô-ônibus. O intervalo para a utilização do benefício é de duas horas.