INSS exige prova de vida para garantir pagamento de benefícios previdenciários

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


INSS exige prova de vida para garantir pagamento de benefícios previdenciários
INSS exige prova de vida para garantir pagamento de benefícios previdenciários – Foto: Governo do Brasil

Para evitar fraudes no sistema previdenciário, o Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) torna obrigatória a realização da prova de vida de aposentados e pensionistas que recebem benefícios pelo órgão.

Quem tem valores depositados em conta corrente, poupança ou via cartão magnético e não faz a comprovação tem o pagamento suspenso. Para fazer a prova de vida basta comparecer ao banco onde o benefício é creditado e apresentar um documento de identidade com foto.

Algumas instituições financeiras já fazem o procedimento em terminais de autoatendimento por meio de um sistema biométrico. Com isso, o segurado, que já comprovou que está vivo, recebe uma nova senha de acesso ao sistema do INSS.

Se o beneficiário tiver dificuldades de locomoção ou estiver no exterior, pode fazer a comprovação por meio de procuração. O modelo está na página da Previdência Social.

Benefícios suspensos

Anualmente, os bancos determinam um prazo para que aposentados e pensionistas comprovem que estão vivos. Mas caso o segurado tenha perdido o prazo, a orientação é procurar a instituição financeira. Com o intuito de regularizar a situação em qualquer período do ano.

Até março de 2018, mais de 2 milhões dos 34 milhões de beneficiários ainda não tinham feito a prova de vida. Sem a comprovação, mais de 112,7 mil benefícios foram suspensos ou cancelados no ano passado. O pente-fino gerou uma economia de R$ 1,2 bilhão aos cofres públicos.