IFBA oferece 22 vagas gratuitas para curso técnico em Salvador

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) abre nesta terça-feira (03), 22 vagas para o curso técnico de saneamento gratuito em Salvador. Destas, 5% são para pessoas com deficiência. As oportunidades são para estudantes do ensino médio com idade a partir de 18 anos.

De caráter noturno, com aulas aos sábados pela manhã, a formação é ideal para quem deseja voltar a estudar e obter qualificação profissional ao mesmo tempo.

A seleção para essa modalidade, totalmente gratuita, é diferenciada e consiste em entrevista socioeconômica e educacional, realizada no ato da inscrição (presencialmente na sede do campus, situado na rua Emídio dos Santos, s/nº, Barbalho), além de participação em palestra informativa e elaboração de memorial profissional, estas últimas etapas previstas para o dia 14 de outubro, das 8h às 10h.

Fique atento(a) ao edital e reúna, desde já, os documentos exigidos para entrega. O atendimento aos candidatos acontecerá das 15h às 20h, de 3 a 6/10, para os que não concorrem às vagas destinadas a pessoas com deficiência, e das 13h às 15h, apenas no dia 6/10, para deficientes. Mais informações pelo telefone 2102-9511.

Reserva de vagas e cotas

Das 22 vagas disponíveis, 50% são destinados aos egressos de escolas públicas, como prevê a Lei nº 12.711/12. Dentro dessa porcentagem, 50% vão para os que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. O IFBA também adere às cotas sociais, com vagas para afrodescendentes, índios, índios descendentes e de outras etnias, conforme percentual indicado no último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Inscrições

As inscrições começam na terça-feira (3) e vão até a sexta-feira (6). Para se inscrever é preciso comparecer ao campus localizado no bairro do Barbalho, região do centro da capital baiana, com os documentos pedidos no edital.

VEJA OUTRAS VAGAS DE EMPREGO

Curso

O curso técnico de saneamento é noturno e tem duração de sete semestres, o que equivale a três anos e meio. A formação prioriza a elaboração de alternativas que reduzam os impactos negativos sobre o meio ambiente, com destaque para os centros urbanos, tendo como foco a sustentabilidade.

Um profissional formado pelo IFBA, segundo a instituição, será capaz de executar ações sustentáveis pertinentes ao desenvolvimento de tecnologias para a melhoria da qualidade da água, do abastecimento público, da condução e do tratamento do esgoto sanitário, bem como da gestão dos resíduos sólidos.

Além de aulas teóricas e práticas, projetos interdisciplinares e eventos, a formação inclui visitas técnicas, através de parceria com diversas empresas.

Confira o edital no site da instituição.