IFBA abre inscrições gratuitas para vagas em curso técnico

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


No período de 18 a 20 de maio, estão abertas as inscrições gratuitas de candidatos ao processo seletivo simplificado para o curso técnico de saneamento, oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.

São 40 vagas destinadas ao campus localizado em Salvador, com ingresso no primeiro e segundo semestre letivo de 2016, para o curso técnico de saneamento.

O curso é ofertado através do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). As oportunidades do processo seletivo são para candidatos com idade a partir de 18 anos, que cursaram integralmente o ensino fundamental em rede pública municipal ou estadual, ou em escola comunitária gratuita, e desejam voltar a estudar, obtendo qualificação profissional ao mesmo tempo.

A previsão é de que a lista com os aprovados seja divulgada no dia 23 de maio. As matrículas serão feitas nos dias 24 a 25, das 15h às 19h, na Gerência de Registros Acadêmicos de Nível Médio – GRA2, no campus Salvador.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e presenciais. Os interessados devem comparecer ao campus Salvador do Instituto – situado à rua Emídio dos Santos, s/n, Barbalho – munidos de RG (original e cópia) e histórico escolar, certificado ou atestado de conclusão do ensino fundamental, e preencher questionário socioeconômico. Os candidatos também participam de entrevista socioeducacional logo após a inscrição.

Industria abrem vagas de empregos; veja a lista

Os resultados e as convocações de matrículas devem ser divulgados no portal eletrônico do IFBA, no site do campus Salvador e na própria instituição. Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato com a Diretoria de Ensino do campus, pessoalmente ou por meio do telefone (71) 2102-9511.

Saneamento

O curso técnico de saneamento é predominantemente noturno, facilitando o cotidiano do estudante que trabalha durante o dia. Com duração de quatro anos, essa formação prioriza a elaboração de alternativas que reduzam os impactos negativos sobre o meio ambiente, com destaque para os centros urbanos, tendo como foco a sustentabilidade. Um profissional formado pelo IFBA será capaz de executar ações sustentáveis pertinentes ao desenvolvimento de tecnologias para a melhoria da qualidade da água, do abastecimento público, da condução e do tratamento do esgoto sanitário, bem como da gestão dos resíduos sólidos. Além de aulas teóricas e práticas, são oferecidos estágios em diversas empresas e outras instituições de ensino, como também atuação em projetos de pesquisa e extensão, em que os estudantes podem atuar como bolsistas, a exemplo da Jornada de Engenharia Sanitária e Ambiental (Jesam).