ID Jovem garante gratuidade e descontos a jovens – Veja como se cadastrar

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


Em agosto, o número de emissão de Identidades Jovens (ID Jovens) bateu recorde, com 47.175 documentos emitidos. O mês, dedicado à juventude, contou com programações direcionadas a esse público, o que colaborou para elevar a entrega de documentos.

A Caravana do ID Jovem já percorreu quase todos as regiões brasileiras. Os estados campeões na emissão da ID Jovem são Minas Gerais (44.287), São Paulo (37.315) e Bahia (37.248). No total, o número de ID Jovens acumuladas chegou a 278.166 desde que o programa foi lançado, em dezembro de 2016.

No mês, uma ação conjunta entre as Secretarias de Educação, de Assistência Social e de Esporte, Lazer e Juventude realizou a emissão de ID Jovens em 16 escolas públicas do Rio de Janeiro, por exemplo. O “Dia D” de cadastramento emitiu o documento para 8 mil jovens de 15 a 29 anos.

Como funciona

O documento é destinado a jovens de famílias com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do governo federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.

Para emitir o ID Jovem, é preciso ter em mãos o Número de Identificação Social (NIS). Ele pode ser encontrado no Cartão Cidadão, no extrato do FGTS e na Carteira de Trabalho. Quem optar por emitir pela internet deve acessar o site da ID Jovem, e preencher os dados solicitados para gerar o cartão, que deve ser impresso.

Aplicativo

No momento da aquisição de bilhetes ou ingressos, o documento deve ser apresentado impresso, acompanhado de documento oficial com foto. Pelo celular, basta fazer o download do aplicativo da ID Jovem, disponível para telefones que utilizam sistema operacional Android, iOS e Windows Phone. O próximo passo é preencher com NIS e os dados cadastrais solicitados e gerar o cartão virtual da ID Jovem.

Com o aplicativo, não é necessário imprimir o cartão, apenas apresentar a imagem dentro da validade na tela do celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso. Também é necessário apresentar documento oficial com foto.