Ibametro alerta para verificação de taxímetros em Salvador

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) informa que, a partir do dia 8 de agosto próximo, a verificação de taxímetros da frota de veículos-taxi, em Salvador, será realizada após agendamento. O objetivo da medida é garantir maior celeridade no atendimento, evitando filas. Órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) na Bahia, o Ibametro é uma autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).

Para agendar o procedimento, o taxista deve acessar o site do Ibametro (www.ibametro.ba.gov.br), no ícone PSIE – Portal de Serviços do Inmetro nos Estados. Os taxistas devem emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU), que pode ser paga em qualquer instituição bancária ou nas casas lotéricas, e apresentar quitada na data agendada para execução do serviço. O órgão alerta que é preciso levar os documentos previstos na Portaria nº 77/16, de 29 de junho de 2016.

A verificação metrológica é obrigatória, conforme a Portaria do Inmetro nº 201. Para o diretor-geral do Ibametro, Luiz Freire, o agendamento facilitará o atendimento. “Otimizamos o processo e, assim, a tendência é que o taxista não fique aguardando muito tempo para ser atendido”, informou Freire.

Na realização do serviço, são observadas a checagem da integridade do selo lacre amarelo, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e a existência do selo marca de verificação subsequente do Inmetro, que indica a validade da última aferição do Ibametro. Caso os usuários desconfiem de alguma irregularidade em taxímetros, devem denunciar na Ouvidoria do Ibametro pelo telefone 0800-0711888, informando o número do alvará do veículo.