Horário de Verão é suspenso em todo o país – Veja vídeo

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


 

Presidente da República, Jair Bolsonaro, assinou hoje, 25, decreto que suspende o Horário Brasileiro de Verão. A cerimônia de assinatura aconteceu no Palácio do Planalto. Contou com a presença do Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

A suspensão foi resultado dos estudos que comprovaram a neutralidade econômica da medida no âmbito do setor elétrico. Atualmente, a medida deixou de produzir economia como nos anos anteriores em razão das mudanças no hábito de consumo de energia da população.

Objetivo do Horário de verão

Historicamente, o Horário de Verão teve como principal objetivo o melhor aproveitamento da luz natural a partir do adiantamento dos relógios em uma hora e consequente redução de consumo de energia elétrica no início da noite. No Brasil, era nesse período que se registrava o maior pico de consumo e, dessa forma, o Horário de Verão era benéfico para população.

No entanto, nos últimos anos houve mudanças no hábito de consumo de energia da população, deslocando o período de maior consumo diário para o período da tarde, quando o Horário de Verão não tem influência.

O Horário de Verão era contemplado nos seguintes estados: Rio Grande do Sul (RS); Santa Catarina (SC); Paraná (PR); São Paulo (SP); Rio de Janeiro (RJ); Espírito Santo (ES); Minas Gerais (MG); Goiás (GO); Mato Grosso (MT); Mato Grosso do Sul (MS); e no Distrito Federal (DF).