Horário de verão chega ao fim neste domingo (17)

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


Após 105 dias, o horário de verão chega ao fim na virada de sábado (16) para domingo (17). Os moradores dos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem atrasar seus relógios em uma hora.

Todas as pessoas que estiverem nos estados de Goiás; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Minas Gerais; Paraná; Rio de Janeiro; Rio Grande do Sul; Santa Catarina; São Paulo e Espírito Santo; além do Distrito Federal, devem ficar atentos à mudança de horário para não perder nenhum compromisso importante.

Viagens

Os viajantes fazem parte do grupo que deve redobrar a atenção nesse momento. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) orienta os passageiros que ainda não tiveram o horário do voo confirmado a entrarem em contato com as companhias aéreas.

A recomendação vale para voos domésticos e internacionais, inclusive para cidades que não são afetadas pelo horário de verão, já que a mudança no relógio pode causar ajustes na malha aérea.

Mudanças

Esta edição do horário de verão foi a primeira iniciada no primeiro domingo de novembro. Até 2017, os relógios eram ajustados já no terceiro domingo de outubro. A alteração foi feita para evitar coincidência com o período eleitoral. A data de término (terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte), no entanto, foi mantida.