Governo vai oferecer bolsas de estudos e 9 mil vagas de empregos na Bahia

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


Uma boa notícia para os baianos – Neste domingo (31), durante a inauguração da Creche Municipal Professora Nice Maria Vinagre de Oliveira, no município de Vera Cruz, o governador Rui Costa anunciou que em agosto lançará dois importantes programas na área de educação e empregos na Bahia.

Primeiro Programa:

O primeiro programa será oferecida uma bolsa de estudos de apoio para os jovens que passar nas universidades estaduais. Eles receberam uma bolsa até chegar o quinto semestre da universidade. A partir do sexto semestre o Estado vai fornecer vagas de estágio remunerado.

Segundo Programa:

O segundo programa vai oferecer nove mil vagas de empregos na Bahia. As vagas serão quem concluír os cursos técnicos profissionalizantes na rede estadual.

“O primeiro deles é uma bolsa de estudos de apoio para os jovens que passaram nas universidades estaduais e são filhos de pessoas de baixa renda, até o quinto semestre da universidade. Do sexto semestre em diante o Estado vai fornecer vagas de estágio para que ele viva da renda do próprio trabalho. O segundo programa é para os estudantes que concluírem os cursos técnicos profissionalizantes na rede estadual. Serão disponibilizadas nove mil vagas de empregos pela média de nota adquirida nos três anos de estudo. Queremos transformar a vida do povo da Bahia, do povo mais simples que conseguiu fazer seus filhos estudarem”, afirmou Rui Costa.

CONFIRA AS VAGAS DE EMPREGOS ABERTAS

Seleção

Os estudantes poderão atuar em empresas públicas e privadas por meio de contratos de estágio, aprendizagem ou primeiro emprego. A seleção dos estudantes será feita considerando o rendimento escolar pela média de nota adquirida nos três anos de estudo, a partir de um banco de dados disponibilizado pela Secretaria da Educação do Estado ao Serviço de Intermediação para o Trabalho (Sinebahia).

No mês de junho deste ano, o governo do Estado já havia regulamentado a Lei nº 13.459/2015 que institui o Projeto Estadual de Incentivo à Concessão de Estágio e Primeira Experiência Profissional (Primeiro Estágio – Primeiro Emprego), a estudantes egressos da Rede Estadual de Educação Profissional e a jovens e Adolescentes qualificados por programas executados pelo Estado da Bahia.