Fundação realiza mutirão de consultas e exames gratuitos para população na BA

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


Hiperdia: Mutirão de Hipertensão, Diabetes e Colesterol oferece serviços gratuitos para a população
Hiperdia: Mutirão de Hipertensão, Diabetes e Colesterol oferece serviços gratuitos para a população – Foto: Divulgação

 

A Sociedade Brasileira de Cardiologia – Seção Bahia em parceria com a Fundação Lar Harmonia realizará um mutirão com consultas e exames gratuitos amanhã (18/08). A iniciativa que acontece pelo quarto ano consecutivo faz parte do calendário ações de prevenção das doenças cardiovasculares.

O Laboratório LPC, um dos apoiadores, será responsável pela coleta dos exames de sangue para avaliar dos níveis de colesterol, glicemia e função renal. Os pacientes devem estar em jejum de pelo menos 8 horas para realizar os exames de sangue. As fichas para atendimento serão distribuídas no local, no dia do mutirão, a partir das 6h.

Atendimento

Os atendimentos vão contar com a participação de cardiologistas e profissionais dos Departamentos de Nutrição, Enfermagem, além de residentes e acadêmicos de Medicina. Serão atendidas 200 pessoas, das 7h às 13h30, no Ambulatório Médico-Odontológico Eurípedes Barsanulfo, localizado na sede da Fundação Lar Harmonia, à Rua Deputado Paulo Jackson, Nº 560 – Piatã.

A PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM NÚMEROS

As doenças cardiovasculares (DCV`s) afetam anualmente, no Brasil, cerca de 17,1 milhões de vida.  São registradas no país 300 mil mortes todos os anos em decorrência destas doenças, que podem se manifestar principalmente como infartos, derrames e mortes súbitas.

– Quase metade dos que morrem devido a doenças cardiovasculares estão no período mais produtivo da vida – entre 15 e 69 anos de idade.

– Pelo menos 80% das mortes prematuras podem ser evitadas por meio de dieta saudável, atividade física regular, restrição ao tabaco e ao álcool e pelo controle efetivo da pressão arterial.

– A pressão alta é o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares. Cerca de 80% das pessoas que sofrem derrame são hipertensas. 40 e 60% dos pacientes com infarto apresentam hipertensão associada.

Controle dos fatores de risco diminui as chances de ocorrência das DCV’s:

1) Controlando o colesterol:

Menos 20% de risco de derrame

Menos 25% de risco de morte

Menos 33% de risco de infarto

2) Controlando a pressão arterial:

Menos 15% de risco de infarto

Menos 42% de risco de derrame

3) Parando de fumar

Menos 50% de risco de infarto

Menos 70% de risco de morte

4) Perdendo peso e praticando exercícios físicos

Menos 25% de risco de diabetes

FUNDAÇÃO LAR HARMONIA

A Fundação Lar Harmonia presta assistência médica, psicológica, emocional, espiritual e social às famílias carentes do Bairro da Paz, Alto do Coqueirinho e Baixa do Tubo, em Salvador. Criada em 1994, a instituição desenvolve diversos projetos sociais em parcerias públicas e privadas como: Escola Integral Allan Kardec, Creche-Escola Teresa Cristina, Ambulatório Médico-Odontológico Eurípedes Barsanulfo, Núcleo de Psicologia C. G. Jung, o Núcleo Jurídico Maria Terezinha F. F. de Novaes, Editora e Distribuidora de Livros Harmonia, Núcleo de Assistência Social Francisco de Assis, os centros de convivência e reabilitação para idoso e as Oficinas Profissionalizantes Bezerra de Menezes. Atualmente, está em construção um lar para idosos.