Frente fria se desloca para o Atlântico e influencia tempo neste fim de semana

Autor: N1BAHIA

Publicada em


As condições do tempo, em parte da Bahia, neste fim de semana, deverão ser influenciadas pela frente fria, que continua se deslocando do Sudeste brasileiro em direção ao Oceano Atlântico, contribuindo para o aumento da nebulosidade na faixa centro-sul do estado. De acordo com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), para as regiões do Recôncavo Baiano, sul, sudoeste, setor centro-sul do oeste e São Francisco, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado, com possibilidade de chuva fraca e mais concentrada no sul baiano, onde não se descarta a ocorrência de volume mais significativo.

Nas demais áreas, a massa de ar seco permanece influenciando o tempo na maior parte do período, com mais evidência na região norte e setor centro-norte do oeste e São Francisco. Além de deixar o céu ensolarado, essa condição se reflete nos índices de umidade que podem chegar a 30% em algumas localidades – segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal para o conforto humano é de, no mínimo, 60%. Já na Chapada Diamantina e no nordeste, mesmo com a atuação da massa de ar seco, a umidade vinda do Oceano Atlântico poderá contribuir para a formação de nebulosidade, ainda assim, sem grande chance de chuva.

Quanto à temperatura, os maiores valores são esperados no oeste, São Francisco e norte, com máxima podendo chegar aos 36°C. Os menores índices estão previstos para a Chapada Diamantina e sudoeste, com mínima atingindo 14°C, em Salvador e região metropolitana (RMS), onde a temperatura deverá se manter estável, oscilando entre a mínima de 21°C e máxima 29°C, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado, com possibilidade de chuva fraca.

Maré

Desta sexta-feira a domingo (10 a 12), a maré deverá atingir altura máxima, das 7h às 10h e entre 19h e 22h, oscilando de 1,5 a 2,4 metros. Já a altura mínima deverá ser registrada, entre 1h e 4h e das 13h às 16h, variando de 0,6 a 1,1 metro. As ondas previstas deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,5 metro.

Radiação

Os Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs) previstos para esta sexta-feira, sábado e domingo deverão variar de 06 a 09, o que segundo a OMS estão classificados nas categorias ‘Alta e Muito Alta’. Por isso, a Organização Mundial de Saúde recomenda cuidados quanto à exposição prolongada ao sol, principalmente das 10h às 16h, usando protetor/filtro solar, chapéu, boné, óculos escuros e roupas leves.