Forró e samba junino mantêm clima de São João no Pelourinho

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


Os festejos juninos ainda não acabaram no Pelourinho, que permanece palco de atrações especiais nesta semana. Entre os destaques, os shows de Bruninho do Acordeon, do cantor Virgílio e o Festival da Liga de Samba Junino. A programação é gratuita.

Nesta terça-feira (28), o forrozeiro Ângelo Dado faz todo mundo dançar no Largo Pedro Archanjo, às 20h. A Banda Arrankabeijo leva ao Largo Quincas Berro D’Água, às 21h, um pé de serra contemporâneo, que mescla forró tradicional com nuances estilizadas. E ainda tem espaço para os acordes de Bruninho do Acordeon, com uma releitura jovem e divertida de ritmos como o xote, xaxado e forró, no Largo Tereza Batista, às 21h.

Na quarta (29), o dia de São Pedro ganha uma animada comemoração no Pelô. A banda Forrotear levanta o Largo Pedro Archanjo com um som contagiante que agrega pop, MPB, coco e maracatu ao forró tradicional, às 20h. No Largo Tereza Batista, também às 20h, o arrasta-pé é garantido por Zéu Lobo e Alcateia Banda. Ainda às 20h, Neném do Acordeon esquenta o clima no Largo Quincas Berro D’Água, com um repertório animado formado por clássicos do forró, celebrando a cultura nordestina.

Na quinta (30), o forrozeiro Virgílio, presença marcante nos festejos juninos, toma conta do Largo Pedro Archanjo, às 20h. Com músicas autorais e releituras, o cantor e compositor baiano anima os amantes do forró que se despedem do mês de junho.

Festival

Ainda na quinta (30), celebrando uma das mais tradicionais manifestações do mês de junho, o Festival da Liga de Samba Junino promove atrações diversificadas em todo o Pelourinho. A festa começa nas ruas do Centro Histórico, às 18h, com dois arrastões que vão espalhar samba por todo o canto. O primeiro sai da ladeira do Taboão em direção ao Largo Tereza Batista, onde a programação começa às 19h e terá apresentações de Leva Eu, Bicho da Cana e Samba Chile.

O segundo arrastão sai do Cruzeiro de São Francisco, seguindo ao Largo Quincas Berro D’Água, onde a partir das 19h acontecem as apresentações de Sambalança, Samba de Tamanco e Samba Neguinho. Um terceiro arrastão começa às 20h30, no Terreiro de Jesus, de onde segue para o Largo Pedro Archanjo, para o Sambão da Liga, às 22h30.

Durante o mês de junho, a programação do Pelô inclui grupos de forró pé-de-serra e artistas de novas vertentes da música nordestina, com shows e eventos apoiados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e da Empresa de Turismo da Bahia (Bahiatursa). Mais informações estão disponíveis nos sites do São João da Bahia e do Centro de Culturas Populares e Identitárias.