Fim de semana com tempo quente e seco no interior e chuvoso no litoral da Bahia

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


Para esse primeiro final de semana de junho, as condições do tempo não deverão ter mudanças significativas, pois, com a persistência da massa de ar seco, as chuvas permanecerão escassas em grande parte da Bahia. Além de deixar o céu ensolarado, o predomínio dessa massa de ar também reflete nos índices de umidade, podendo chegar aos 30% em algumas regiões do Estado, a exemplo do Oeste, São Francisco e Norte.

Vale lembrar que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal para o conforto humano seria de, no mínimo, 60%. Outro efeito dessa condição de tempo está nas temperaturas que se encontram elevadas, principalmente durante o dia, quando as máximas poderão chegar aos 36°C. Já durante a noite e nas primeiras horas da manhã, há uma queda significativa nesses valores, com mínimas atingindo os 16°C.

Na Chapada Diamantina e Sudoeste, a influência dessa massa é menor, o que deixa o céu parcialmente nublado a claro. Ainda são nessas regiões onde são esperadas as menores temperaturas do Estado, com mínimas podendo chegar aos 14°C. Essa condição de tempo frio e úmido aumenta a possibilidade de formação de neblina, sobretudo, durante a noite e nas primeiras horas da manhã. Com isso, requer maior atenção nesses horários.

Já nas regiões mais próximas ao litoral, a exemplo do Recôncavo, Nordeste e Sul, a umidade vinda do Oceano Atlântico continua favorecendo a formação de nebulosidade, mantendo o céu parcialmente nublado e com pouca possibilidade de chuva. As temperaturas nessas áreas se manterão mais amenas, com valores variando entre mínimas de 18°C e máximas de 33°C.

Para Salvador e região metropolitana, também é a umidade vinda do Oceano a responsável por manter o céu parcialmente nublado e as chuvas, se ocorrerem, serão de fraca intensidade e com maior frequência durante a noite e nas primeiras horas da manhã. As temperaturas também continuarão estáveis, com valores oscilando entre mínimas de 21°C e máximas 30°C.