Festival de Cinema inicia programação em Feira de Santana nesta sexta

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


A sexta edição do Festival de Cinema Baiano (Feciba) chega, nesta sexta-feira (13), a Feira de Santana, no centro norte do estado, onde permanece até domingo (15) no Centro de Cultura Amélio Amorim com exibição de filmes de curta e longa- metragem, mesa redonda e oficina, além de oficina sobre audiovisual. O evento tem apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), mecanismo de fomento administrado pelas secretarias estaduais de Cultura (Secult) e da Fazenda (Sefaz-BA).

Com o objetivo de proporcionar embasamento prático e teórico da produção de curta-metragem, a oficina ocorrerá em todas as manhãs do festival. Os participantes terão contato com todas as etapas de uma obra audiovisual, desde a pré-produção, passando pela produção, até as fases de pós-produção (distribuição e exibição da obra). A intenção é que cada aluno possa encontrar o próprio método para realizar curtas-metragens.

O curso, que será ministrado pela roteirista, diretora e produtora Paula Gomes, abordará ainda os processos da produção audiovisual, a exemplo da captação de recursos, fontes de financiamento, projeto executivo, decupagem de roteiro, produção de locação e elenco, planejamento de filmagem e funcionamento do set.

Já a mesa-redonda ‘A linha de fronteira se rompeu’ dará continuidade aos debates iniciados em Juazeiro – no Vale do São Francsico -, onde a programação ocorreu em abril. Na ocasião, foram discutidos aspectos do movimento cinematográfico no interior baiano como negritude, inclusão social, o lugar do feminismo na sétima arte, as dificuldades enfrentadas pelo audiovisual, a luta pelo respeito às minorias, entre outros assuntos. Mais informações sobre a programação está disponível no site da Secult.