Feira de saúde de zoonoses é realizada no aeroporto de Salvador

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


A Feira de Saúde de Zoonoses, organizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em parceria com a Infraero, começou nesta terça-feira (12) no saguão de embarque do Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, e será encerrada dia 14, sempre das 9h às 13h, em comemoração à Semana do Meio Ambiente.

Durante a feira, são abordados assuntos relativos a doenças que são combatidas rotineiramente pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), como dengue, leptospirose, chagas, leishmaniose e raiva, transmitidas geralmente pelo mosquito Aedes aegypti, ratos, barbeiro e mamíferos como cães, gatos e morcegos.

O saguão de embarque do aeroporto foi escolhido pelo CCZ para que as informações passadas consigam alcançar o maior público possível. O espaço da campanha no local conta com jogos educativos que abordam a prevenção e o combate de zoonoses para o público infantil, com a distribuição de panfletos, revistas, cartazes e orientações “boca a boca” com os agentes do CCZ para os variados públicos.

“Caso entre em contato com algum agente transmissor, a vitima deve procurar o CCZ para buscar ajuda e informação, como também alertar sobre situações cotidianas, como os dois casos de raiva transmitida por morcegos que registramos recentemente na cidade”, explica a bióloga sanitarista do CCZ, Lucrécia Lopes.

Para mais informações, denúncias e auxílio, é necessário ligar para o número 156.