Faça sua inscrição no Minha Casa Minha Vida

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


minha-casa-minha-vidaToda família que tem o sonho de conseguir a casa própria pode participar do programa, desde que não possua casa própria ou financiamento em qualquer unidade da federação, ou tenha recebido anteriormente benefícios de natureza habitacional do governo federal.

O Minha Casa Minha Vida (MCMV) é a maior iniciativa de acesso à casa própria já criada no Brasil. O programa, que mudou a história da habitação do País, prevê diversas formas de atendimento às famílias que necessitam de moradia, considerando a localização do imóvel – na cidade e no campo – renda familiar e valor da unidade habitacional. Além disso, o programa também contribui para a geração de emprego e renda para os trabalhadores da construção civil, que realizam as obras.

Quem tem renda familiar de até R$ 1.800

Nesse caso, as inscrições no Minha Casa Minha Vida são feitas pessoalmente na prefeitura da sua cidade. Mas nem sempre as vagas estão abertas, pois é necessário ter imóveis disponíveis na região. Assim que você puder fazer o cadastro no programa, entrará em uma espera e precisará esperar a data de sorteio e da assinatura do contrato. Se as vagas ainda não abriram, peça para ser informado quando isso acontecer.

A ajuda do governo para famílias com renda de até R$ 1.800 é o pagamento  até 95% do imóvel. Mas a renda não é a única condição para ser aceito no programa.

Saiba quais as outras exigências do governo:

Morar em uma cidade com no mínimo 50 mil habitantes;

Não ter imóvel, nem financiamento de imóvel ou de material de construção;

Não pode fazer parte do Cadastro Nacional de Mutuários (CADMUT) nem do Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (CADIN);

Nunca ter recebido benefícios de programa habitacional;

Não ser arrendatário do Programa de Arrendamento Residencial (PAR);

Não ser funcionário da Caixa nem ser casado com quem trabalha lá.

Como realizar a inscrição no programa?
Na Bahia, o Governo do Estado possui um site de cadastramento. A inscrição pode ser realizada pela internet (http://www.casadagente.sedur.ba.gov.br/). A seleção dos beneficiários é de responsabilidade das prefeituras. Portanto, os interessados também podem se cadastrar na secretária de Habitação do Município.