Exercício físico deve ter dose e frequência corretas como os remédios

Autor: N1 BAHIA

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Atividade física todas as pessoas fazem no dia a dia, mas é preciso também fazer exercício físico, este é um remédio importante para a saúde. E não basta fazer exercício de vez em quando e em qualquer quantidade. É preciso estabelecer uma freqüência e dose, levando em conta as condições de cada organismo, com a responsabilidade com que são tomados os remédios. A orientação da fisioterapeuta do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), Lorena Guedes, foi passada na manhã de hoje na palestra que fez, marcando o encerramento das reflexões sobre o Dia Mundial da Saúde, iniciativa do Sistema Integrado de Assistência à Saúde do Trabalhador (SIAST).

A fisioterapeuta ensinou uma série de exercícios de alongamento, muito importante para quem trabalha sentado. O ideal é reservar dez minutos por turno para a alongar o corpo, trabalhando inicialmente a respiração. Também orientou sobre a postura correta ao sentar-se para evitar chegar ao final do dia com dores nas costas e no pescoço. Lorena Guedes começou perguntando quem faz exercício regularmente, tendo constatado que apenas 30% responderam positivamente, percentual considerado aquém do esperado principalmente porque profissionais de saúde devem ter maior consciência sobre a importância do exercício físico para a saúde.

Mais saúde

E a prática de exercício mais fácil é a caminhada. Não tem custo e pode ser feita em qualquer horário e em qualquer local. É uma atividade aeróbica muito importante, segundo a fisioterapeuta. Mas é importante ao escolher um exercício físico levar em conta as especificidades. Quem não gosta de atividade em água, não vai sentir -se bem com a hidroginástica, por exemplo.A sobrecarga também tem que ser considerada, À medida em que avança, o nível de dificuldade tem que ser aumentada. Mas quem faz exercício regularmente e para, perde os benefícios, voltar a sentir dore , a ganhar peso em razão do efeito da reversibilidade.

Os benefícios do exercício físico para a saúde são inúmeros, segundo ressaltou Lorena Guedes, que define esse caminho como o melhor remédio para 99% das doenças. O exercício físico melhora o desempenho cardíaco,melhora a produção óssea, aumenta o ganho de força muscular,reduz a freqüência cardíaca no repouso e no exercício. O exercício bem orientado leva ao condicionamento aeróbico, estímulo para o coração se tornar mais forte; reduzir a pressão arterial no exercício, melhorar a adaptação da circulação e da respiração ao esforço .Também melhora a tolerância à glicose.

Mas para começar a fazer exercício físico é essencial passar pelo médico para uma avaliação, orienta a fisioterapeuta. Quem já tem problemas cardiovasculares deve fazer exercício sob a supervisão de um profissional especializado. Mas o esforço e a dedicação na prática do exercício físico – pontuou Lorena Guedes – trazem como recompensa a melhoria da qualidade de vida.