Exames práticos do Detran em Salvador serão transferidos da Ribeira para Narandiba

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


Os exames práticos de direção realizados em Salvador pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran) serão transferidos da Ribeira para a unidade do órgão que está em fase final de construção, no bairro de Narandiba. O novo espaço ocupa uma área de dois mil metros quadrados e terá circuito integrado para carros e motos, com seis balizas. A mudança tem como objetivo atender o crescimento da demanda de exames na capital, além de oferecer mais comodidade aos candidatos.

“Em 2015, realizamos mais de 260 mil provas práticas, número que seguiu em projeção de crescimento para este ano. Por isso a decisão de buscar um espaço maior e com melhor infraestrutura para o funcionamento da banca examinadora. Em Narandiba, o candidato vai gastar menos tempo para fazer o teste”, afirmou o diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes.

Atualmente, na Ribeira, são realizados cerca de 200 testes, por dia, para quem pretende tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), nas categorias A (moto) e B (carro). Às sextas-feiras, o Detran chega a atender mais de 300 alunos de autoescolas. O local dispõe de quatro vagas para a prova de baliza (estacionar entre dois protótipos), considerada pelos candidatos como a de maior dificuldade.

A área que o órgão de trânsito ocupa atualmente na Ribeira será cedida pelo Governo do Estado ao projeto social Fábrica Cultural, desenvolvido na Península de Itapagipe pela cantora Margareth Menezes, que envolve música, artesanato e gastronomia. O Detran é parceiro do projeto em ações educativas.