Estudantes podem se inscrever para o Parlamento Juvenil do Mercosul

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


Estão abertas, até o dia 05 de setembro, as inscrições para o processo seletivo do projeto Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). Podem participar estudantes de escolas públicas que estejam matriculados e frequentando regularmente o 1º ou 2º ano do ensino médio regular ou ensino técnico integrado ao ensino médio em escolas públicas da rede estadual ou federal.

Promovido pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC), o Parlamento Juvenil do Mercosul  busca promover o protagonismo juvenil, contribuindo para a integração regional dos jovens parlamentares que, após discussões conjuntas, acordam e recomendam a adoção de políticas educativas. Essas políticas visam promover a cidadania regional e uma cultura de paz e respeito à democracia, aos direitos humanos e ao meio ambiente.
O principal objetivo do projeto é abrir espaço para diálogos e discussões acerca de temas vinculados à educação, como: inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gênero, integração regional e trabalho. Assim, voltados para o tema principal “O ensino médio que queremos”, os jovens elaboram propostas que abordam as necessidades e anseios comuns ao Mercosul.