Escola do Trabalhador oferece cursos gratuitos online e com certificado

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


Escola do Trabalhador oferece cursos gratuitos online e com certificado
Escola do Trabalhador oferece cursos gratuitos online e com certificado – Foto: Escola do Trabalhador

 

A Escola do Trabalhador, que completa um ano de funcionamento nesta terça-feira (21), será apresentada como um caso de sucesso do Moodle, durante a 18º MoodleMoot Brasil, conferência que ocorrerá nos dias 22 e 23 de novembro, em João Pessoa, e é dedicada aos usuários, desenvolvedores e administradores do ambiente virtual de ensino e aprendizagem.

O diretor de Políticas de Empregabilidade do Ministério do Trabalho, Higino Vieira, apresentará o case da Escola do Trabalhador no evento. A plataforma de educação à distância é um projeto que leva qualificação profissional aos cidadãos brasileiros por meio de cursos feitos pela internet.

“Esse projeto nasceu da constatação de que muitos trabalhadores que não estavam conseguindo colocação no mercado de trabalho por falta de qualificação”, explica o diretor.

Em seu primeiro ano de funcionamento, a Escola do Trabalhador já qualificou 103.393 pessoas. São quase 405 mil alunos matriculados em um ou mais cursos gratuitos, dos 26 disponibilizados na plataforma focados nas necessidades do mercado de trabalho brasileiro. A expectativa é de que sejam disponibilizados 50 cursos pela plataforma, com um atendimento previsto de 6 milhões de pessoas até 2019.

MoodleMoot 

MoodleMoot é uma conferência que acontece em vários países do mundo com foco na colaboração e compartilhamento das melhores práticas de uso do software livre e de código aberto Moodle. No Brasil, o evento é realizado duas vezes por ano. A primeira edição de 2018 foi em São Paulo, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, nos dias 26 e 27 de abril.

O Moodle é dos ambientes virtuais de maior aceitação mundial por sua simplicidade de uso e flexibilidade operacional.  A plataforma está presente em mais de 235 países, em um total de 64.500 sites, sendo que mais de 4.318 somente no Brasil.

CURSOS ESCOLA DO TRABALHADOR

A Escola do Trabalhador está com inscrições abertas para um novo curso voltado para os microempreendedores individuais, para os pequenos negócios e para as pessoas interessadas em ingressar na carreira de agente de crédito.

O curso Conhecendo a Função de Agente de Microcrédito trata de assuntos relacionados ao universo das microfinanças e às limitações do mercado financeiro para disponibilizar crédito aos empreendedorismos menos estruturados ou informais, além de esclarecer os conceitos e as características do Microcrédito Produtivo Orientado, o que permitirá aos microempreendedores e aos possíveis candidatos a agente de crédito obterem um conhecimento mais amplo sobre esta política pública.

Sobre o curso

Lançado na última sexta-feira (5/10), o curso tem carga de 160 horas e está dividido em quatro unidades que tratam dos temas Crédito, Microcrédito, Microcrédito Produtivo Orientado e Microfinanças; Noções de Empreendedorismo; Noções de Finanças e Atividades do Agente de Crédito. Ao fim do curso, o certificado poderá ser impresso na própria plataforma. O documento é emitido pela Universidade de Brasília (UnB), instituição responsável pela elaboração de todos os cursos da Escola do Trabalhador.

Cursos disponíveis na Escola do Trabalhador:

Agenciamento de Viagens
Criando um Negócio de Sucesso
Higiene na Indústria de Alimentos
Introdução ao Excel
Português Básico para o Mundo do Trabalho
Demonstrações Contábeis e sua Análise
Conhecendo o perfil do Agente Comunitário de Saúde e seu processo de trabalho
Fundamentos e Processos de Gestão de Recursos Humano
Segurança da Informação
Edição e Tratamento de Imagens
Inglês Aplicado ao Mundo do Trabalho
Cuidando de Pessoas Idosas
Comunicação Escrita para o Trabalho
Elaboração de Folha de Pagamento de Empresas
Análise de Investimentos
Espanhol Aplicado ao Mundo do Trabalho
Análise de Risco na Construção Civil
Empreendedorismo na Pesca
Planejamento de Negócios na Pesca
Gestão da Qualidade
Processos Industriais
Excel Intermediário
Identidade Visual e Gestão de Clientes
Português para Hispano-falantes

Conhecendo a Função de Agente de Microcrédito 

Veja também: Diversos cursos online gratuitos co inscrições abertas

Como participar e se inscrever?

A plataforma de educação à distância do Ministério do Trabalho chega agora a 25 cursos online e gratuitos, que podem ser acessados de qualquer computador do Brasil no endereço www.escoladotrabalhador.com.br. Não há pré-requisitos para a matrícula e não existe escolaridade mínima exigida.