Escola de Dança da Funceb sedia #DançaEmMovimento Bahia

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


A primeira edição do projeto #DançaEmMovimento vai acontecer de 20/07 a 15/09, na Escola de Dança da Funceb, oferecendo aulas gratuitas a alunos e comunidade. Trinta Entre as opções, oficinas de dança, música, teatro, batalha All Style, além de manifestações artísticas, exposições e bate-papos abordando diversos temas de interesse dos artistas. A Escola de Dança integra o Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

Na programação, estão confirmadas aulas e oficinas com os professores: Armindo Rodrigues Pinto (Técnicas do Teatro do Oprimido com o método Laban); Alisson George (Tango); Ana Maria Santanche (Dança Livre); Aline Amado (Oficina de dança aérea em tecido); Bruno de Jesus (Dança Contemporânea); Caíque Melo (Tribal Fusion); Everton Barbosa (Modern Jazz); Guego Anunciação (Balé clássico); Hélio Oliveira (Street Jazz Funk); Inah Irenam (Samba de Roda); João Rafael Neto (Dança contemporânea); Kadu Fragoso (Dança/teatro); Insight (Danças urbanas); Leonardo Muniz (Dança contemporânea).

Também estão confirmados: Lucas Dancer (Stiletto); Lucas de Jesus (Dança contemporânea); Leonardo dos Santos (Roda de conversa); Lucas Lemos Victor (Danças urbanas); Marcos Costa (Exposição “Tela viva”); Marcelo Fiuza (Jazz Intermediário); Marcelo Falcão (Zouk/Lambada); Maria Beatriz Vasconcelos (Tribal Fusion); Mestre Zambi (Capoeira Emancipatória); Nildinha Fonseca (Oficina de dança afro brasileira); Pakito Lázaro (Dança Afro-contemporânea).

O elenco de professores também inclui: Priscila Sodré da Rosa (Prática de Yoga para dançarinos); Robert Campelo (Dança Afro-brasileira); Rafael Alexandre (Jazz Dance); Rony Timas (Dança Afro-urbana); Robson Correia (Dança Afro-brasileira); Soiane Gomes (Maracatu Nação de Baque Virado); Thaise Reis (Dança africana); Thiago Cohen (Dança e poesia); Vanilton Lakka (Danças urbanas/hip-hop e contemporânea).

Idealizado por alunos

O projeto foi idealizado por Douglas Rodrigues, Lyu Barbosa e Meirejane Lima, que são alunos do curso Técnico em Dança da Escola de Dança da FUNCEB e está tendo total apoio dos alunos em geral e dos professores da Escola. “Aproveitaremos este momento para potencializar nossa arte, através da conexão e trocas de conhecimentos entre as diversas linguagens artísticas que integram este projeto”, destaca Lyu.

“Esperamos que o Projeto #DançaemMovimento possa manter viva a chama do fazer artístico nos alunos da Escola de Dança da Funceb. Esse é o nosso principal motivo neste momento”, considera Meirejane. “Passa por nossos interesses ampliá-lo, fazer com que ele ganhe braços fortes e pés potentes para caminhar por outros terrenos” destaca Douglas.

Para o aluno do curso técnico Marcelo Falcão, que ministrará aulas de zouk, participar do projeto é, acima de tudo, “representar e valorizar a dança como um todo. Mostrar que a dança é fundamental na formação cultural da sociedade e por isso merece todo respeito”.

Autonomia

De acordo com Marle Macedo, diretora do CFA, a proposta dos alunos da Escola de Dança da Funceb demonstra que está sendo transmitida, na formação da instituição, a noção de responsabilidade e criatividade, com autonomia. “O projeto reforça este conceito de independência dos alunos, apoiados pela casa”.

A diretora da Escola de Dança da Funceb, Maria Virgínia Costa, falou sobre a iniciativa dos alunos, dizendo não ter “nada a acrescentar ao PROJETO (letras maiúsculas para um projeto maiúsculo) #DançaEmMovimento, a não ser o orgulho de toda a Escola de Dança de seus alunos que são cidadãos comprometidos, competentes, solidários, e artísticos!”.

Serviço

Projeto #DançaEmMovimento- Bahia
Onde: Escola de Dança da FUNCEB
Quando: 20.07 a 15.09
Quanto: Grátis
Contato: [email protected]