Detran inaugura unidade descentralizada em Esplanada

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


Todo o processo para tirar a primeira carteira de habilitação, desde a compra do laudo até a retirada do documento, já pode ser feito no município de Esplanada, no litoral norte. A cidade ganhou uma unidade descentralizada do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), na quinta-feira (30), totalmente informatizada, onde serão oferecidos também serviços de veículos. A iniciativa vai beneficiar mais de 200 mil habitantes da região, incluindo os municípios de Acajutiba, Aporá, Cardeal da Silva, Conde, Entre Rios, Jandaíra e Rio Real.

De acordo com o diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes, Esplanada ganhou independência em relação à 2ª Circunscrição Regional de Trânsito ( Ciretran), localizada em Alagoinhas. “O município agora tem autonomia para realizar tudo que for relacionado à habilitação e veículos, em tempo real, com mais conforto e celeridade. Antes, isso não era possível por conta da ausência do sistema de informática. Ninguém mais vai precisar sair daqui para acessar os serviços do Detran. O nosso projeto de interiorização das ações está dando certo e vamos ampliá-lo ainda mais”.

A implantação da unidade tem a parceria da Prefeitura de Esplanada e, segundo o prefeito Rodrigo de Dedé, existe muita demanda junto ao Detran para habilitação, regularização de veículos e requalificação de mototaxistas. “Através da descentralização dos serviços, os cidadãos terão um atendimento melhor e sem sair de casa”. A funcionária pública Gislane dos Santos Brito, 21 anos, relatou que não se sentia motivada para frequentar uma autoescola. “Eu só dependia disso para realizar o meu sonho de dirigir. Não tinha condição de ir à Alagoinhas fazer todo o processo para tirar a carteira. Agora, sim, a minha cidade está pronta para me atender e vou entrar na autoescola”.

Habilitação definitiva, segunda via e renovação da carteira, alteração de dados cadastrais, certidão do condutor, Permissão Internacional para Dirigir (PID) e transferência de município são alguns dos serviços de habilitação disponibilizados. Entre os relacionados a veículos estão transferência de propriedade e domicílio, alienação e desalienação, gravame e alteração de característica.