Detran alerta para uso irregular de quadriciclos

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


Com a proximidade do verão, aumenta o uso de quadriciclos nas praias do litoral norte e da Ilha de Itaparica e também o número de denúncias na Ouvidoria do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) sobre o uso irregular dos veículos. As principais reclamações são de crianças pilotando e adultos fazendo manobras arriscadas.

Na busca da conscientização das famílias, a Escola Pública de Trânsito (Eptran) promove neste final de semana a segunda edição da campanha educativa ‘Quadriciclo não é brinquedo’, em localidades do litoral norte. Serão distribuídos material informativo sobre legislação e equipamentos de segurança. Habilitação categoria B (carros), emplacamento e uso de capacete estão entre os itens obrigatórios para pilotar o veículo.

A diretora da Eptran, Ilnara Menezes, alerta para o risco de acidentes. “Chegou ao nosso conhecimento, nos últimos dias, o caso de duas meninas, de 10 e 12 anos, que estavam em Guarajuba de quadriciclo e bateram em um carro. A garota que pilotava ficou gravemente ferida. Isso acontece porque os pais compartilham o veículo com os filhos, quando somente maiores de 18 anos e habilitados estão autorizados a dirigir”.

No final da próxima semana, a campanha será realizada na Ilha de Itaparica. “Vamos na linha educativa até este mês. Quando o verão chegar, teremos blitzes em parceria com a Polícia Militar para coibir o uso irregular de quadriciclos, que representa perigo nas vias”, enfatiza a diretora.