PROGREDIR: Faça cursos gratuitos online e com certificado para inscritos no Bolsa Família e Cadastro único

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


PROGREDIR: Faça cursos gratuitos online e com certificado para inscritos no Bolsa Família e Cadastro único
PROGREDIR: Faça cursos gratuitos online e com certificado para inscritos no Bolsa Família e Cadastro único – Foto: Reprodução

PROGREDIR

Os beneficiários do Bolsa Família e as pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal que buscam qualificação profissional têm novas oportunidades. Estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos oferecidos por meio do Plano Progredir. 

Dentre os mais de 100 cursos disponíveis, são ofertadas capacitações na área da Construção Civil; Balconista; Operador de Produção; Auxiliar; Fotógrafo, Recepcionista, Soldador e outras (Veja lista completa abaixo). Para beneficiários de todo o Brasil, há oportunidades nos setores de Saúde, Administração e Comunicação. Os cursos são on-line ou presenciais e os alunos recebem certificados de participação.

“Estão com inscrições abertas cursos para capacitação empreendedora, além daqueles que podem desenvolver habilidades socioemocionais e técnicas relacionadas ao trabalho. As aulas são em todo o Brasil”,explica o secretário de Inclusão Social e Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Vinícius Botelho.

Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, o Progredir é um plano de ações voltado às famílias de baixa renda para acesso ao empreendedorismo, à qualificação profissional e ao mercado de trabalho.

INSCRIÇÕES

As inscrições podem ser feitas no endereço mds.gov.br/progredir.

Plano Progredir oferece 870 mil vagas em 50 cursos gratuitos online

As inscrições para os 50 cursos online gratuitos ofertados pelo Plano Progredir foram prorrogadas até 3 de novembro. No total, serão oferecidas 870 mil vagas para integrantes do Cadastro Único com mais de 15 anos.

Os cursos que vão oferecer mais vagas, com mais de 19,2 mil oportunidades cada, são: assistente administrativo, representante comercial, vendedor, recepcionista, agente comunitário de saúde e operador de caixa.

O Pronatec Oferta Voluntária oferece cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional. As instituições que ministram as aulas oferecem o serviço de forma voluntária, ou seja, não recebem repasses financeiros do governo.

Como funciona?

Com o Plano Progredir, pessoas inscritas no Cadastro Único, em especial as que participam do Bolsa Família, têm mais acesso a qualificação, emprego e renda. O objetivo, de acordo com o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, é fazer com que as famílias de baixa renda conquistem autonomia e melhores condições de vida. “Quem está no Bolsa Família precisa e quer progredir na vida. Temos que oportunizar a essas famílias um futuro melhor, por isso, criamos este conjunto de ações”, afirmou.

Para valorizar iniciativas municipais de geração de emprego e renda, o MDS também terá uma premiação específica. O Prêmio Progredir irá escolher as melhores propostas de inclusão produtiva de cada região do país. O edital deverá ser lançado em breve.

Como se cadastrar

A formação técnica faz parte do Pronatec Oferta Voluntária e, para participar, é necessário se cadastrar no Portal Progredir. Com o cadastro, já é possível escolher um curso e fazer a pré-matrícula.