Cursos e bolsas oferecem oportunidades em ciência e tecnologia

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


O Instituto Mamirauá abriu 12 vagaspara capacitação de profissionais de nível médio ou superior que atuam na implementação dos Planos de Manejo Florestal Comunitário em áreas protegidas da Amazônia.

Essa e outras oportunidades podem ser consultadas na agenda científica do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) desta semana. Confira:

Bolsas no CBPF

O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas está com inscrições abertas até 7 de fevereiro para 13 bolsas do Programa de Capacitação Institucional (PCI) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Bolsistas devem desenvolver projeto em alguma área de pesquisa do CBPF. Saiba mais aqui.

Segurança cibernética

Fica aberta até sexta-feira (16) a Chamada Conjunta Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento e Segurança Cibernética. A iniciativa é uma parceria entre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a National Science Foundation (NSF) dos Estados Unidos.

Mestrado em botânica no Goeldi

Abertas até 26 de dezembro as inscrições para o mestrado em botânica tropical oferecido pelo Museu Goeldi em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia. O objetivo do programa é formar cientistas que possam contribuir com o desenvolvimento de pesquisas e a formulação de políticas públicas relacionadas à conservação ambiental. Clique aqui para saber mais.

Verão no LNCC

O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) realiza, entre 1 e 24 de fevereiro de 2017, a 15ª edição do Programa de Verão.

O programa inclui o 10º Encontro Acadêmico de Modelagem Computacional, a Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica, o 3º Encontro em Modelagem Matemática do Crescimento Tumoral, o Workshop Análise de Incertezas e Validação, a Semana sobre Programação Massivamente Paralela, a Jornada em Ciência de Dados, a Jornada em Ecologia Teórica e minicursos avulsos. Clique aqui para saber mais.

Editais do LNCC

O LNCC também divulgou editais para processos seletivos do Programa de Pós-Graduação de Modelagem Computacional e de novos empreendimentos inovadores a receber apoio de sua incubadora de empresas.

As vagas se destinam a projetos que demonstrem potencial inovador e viabilidade técnica e mercadológica. A avaliação presencial dos candidatos está marcada para a primeira quinzena de janeiro de 2017. Clique aqui para saber mais.