Conta de luz na Bahia pode ficar até 15% mais cara no próximo mês; entenda

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


Foto: Reprodução

Uma reunião pública que contou com a presença do conselho de consumidores, diretores da Aneel, e representantes da Coelba, foi realizada nesta quinta-feira 15/3, no auditório da Facomercio em Salvador, para discutir o índice da revisão tarifária da conta de energia elétrica que deverá aumentar em 15,42% na segunda quinzena de abril.

O aumento está em discussão e poderá ser concedido à Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).Caso a revisão seja concedida, baianos de 415 dos 417 municípios receberão o aumento na conta, além de comércios e indústrias. De acordo com a Aneel, a revisão está prevista nos contratos de concessões para equilibrar as tarifas, e tem base na remuneração dos investimentos das empresas e cobertura de despesas.

Segundo a Coelba, a taxa foi apresentada pela Aneel, que levanta o valor através dos relatórios apresentados pela companhia, com os investimentos feitos por ela nos últimos 5 anos.

Os consumidores cativos teriam índices de cobranças diferentes. Aqueles que são classificados como de baixa tensão, poderão ter reajuste em 15,48%. Os de alta tensão (indústria), teriam 13,88% de reajuste. O efeito médio para o consumidor é de 15,10%.