Consulta Cidadão permite que beneficiários acessem informações do Cadastro Único

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


Consulta Cidadão permite que beneficiários acessem informações do Cadastro Único
Consulta Cidadão permite que beneficiários acessem informações do Cadastro Único – Foto: Rogério Machado/SEDS

Acessar as informações inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal de forma rápida, sem precisar se locomover até um Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Essa é uma das facilidades oferecidas pela ferramenta Consulta Cidadão, disponível no site do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

A plataforma digital permite verificar se a pessoa está cadastrada, descobrir o Número de Inscrição Social (NIS), além de gerar um comprovante para impressão, que pode ser utilizado para solicitar isenção na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou em concursos públicos.

A ferramenta possibilita ainda que o usuário acompanhe se seus dados estão atualizados no Cadastro Único. O diretor do Cadastro Único do MDS, Luís Henrique Paiva; explica que a plataforma serve também de apoio na comunicação do governo com os beneficiários. “No site Consulta Cidadão, a família tem acesso não apenas ao certificado de que ela está cadastrada; mas também é informada caso precise atualizar seus registros”, esclarece Paiva

Porém, a atualização dos dados precisa ser feita em um Cras ou posto de inscrição no Cadastro Único. “Dessa forma, as famílias mantêm o seu ingresso nas políticas sociais; que utilizam o cadastro para garantir o acesso aos programas”, completa o diretor do MDS. A página  Consulta Cidadão também está disponível por meio do Meu CadUnico, aplicativo para celulares com sistema Android e IOs.

Como consultar?

Na página Consulta Cidadão, basta digitar o nome completo – igual ao informado no ato da inscrição, a data de nascimento e o nome da mãe. Em seguida, selecione o Estado e o município onde a família está cadastrada.