Aplicativos que facilitam a vida de quem utiliza ônibus em Salvador

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


Foto: Reprodução

 

O excesso de atividades de rotina – trabalho, escola/faculdade, atividade física, ida ao supermercado e afins – faz com que o tempo seja um elemento cada vez mais valioso para a vida do cidadão. E o deslocamento de um ponto a outro, principalmente para quem utiliza o transporte coletivo por ônibus, contribui bastante para que o dia seja melhor aproveitado ou não. Em Salvador, para ajudar a tornar mais rápido esse deslocamento e, assim, ganhar mais tempo para a realização dessas atividades, os cidadãos podem contar com duas tecnologias disponibilizadas pela Prefeitura: os aplicativos CittaMobi e Kim.

O titular da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), Fabio Mota, ressalta que o CittaMobi facilita a vida dos usuários de várias formas. Por exemplo, informa a previsão de horários dos ônibus e melhores rotas, além de outras facilidades. Isso faz com que o passageiro passe menos tempo no ponto e, consequentemente, reduz a possibilidade de situações de violência, como assaltos. Além disso, o cidadão também pode utilizar a integração com outra linha ou metrô de forma mais proveitosa, ao saber o horário em que os ônibus passam pelos pontos.

De 2015, quando foi lançado, até fevereiro deste ano, o CittaMobi havia registrado 6,7 milhões de consultas e cerca de 1,5 milhões de downloads. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado por meio da AppStore (sistema iOS) e Google Play (sistema Android). Os demais sistemas operacionais podem acessar as informações pelo site www.cittamobi.com.br.

Recarga

Através do aplicativo Kim, estudantes e demais cidadãos podem evitar filas e fazer a recarga do SalvadorCard diretamente do celular, tablet ou computador, resultando assim em economia de tempo e dinheiro com o deslocamento até um posto físico. A ação é válida para as modalidades do SalvadorCard Bilhete Avulso, Bilhete Avulso Identificado, Vale Transporte e Meia Passagem Estudantil. Lançado em 2017, até fevereiro último o aplicativo havia contabilizado 65 mil downloads pelo AppStore e iOS e 5 mil acessos pelo site www.kimrecarga.com.br.

O processo de utilização é bastante simples. Após baixar o aplicativo, é necessário cadastrar alguns dados pessoais e o número do cartão de transporte. Poderão ser cadastrados até cinco cartões de modalidades diferentes. A partir daí, basta selecionar o valor desejado da recarga e efetuar a transação.

O pagamento pode ser feito com cartões de crédito ou débito, transferências bancárias dos principais bancos do país, depósito em conta e boletos. Pelo novo aplicativo, o usuário poderá ainda consultar o saldo dos seus cartões, bloquear um cartão perdido ou roubado e solicitar segunda via de cartão.

Revalidação de estudantes

Através do aplicativo Kim, é possível ainda realizar a revalidação do cartão de meia passagem estudantil, que deve ser feita no início de cada ano letivo, com a comprovação do vínculo do estudante com a instituição de ensino. Agora, esse processo pode ser feito sem a necessidade de ir pessoalmente até um dos postos. A novidade disponibilizada no Kim veio para beneficiar os quase 190 mil usuários do cartão de meia passagem estudantil.