Saiba como desativar uma conta no WhatsApp caso celular seja perdido ou roubado

Autor: Olhar Digital

Publicada em


Foto: Reprodução

Nosso celular quase sempre contém uma série de conversas e informações altamente pessoais. Uma pessoa que tenha acesso indevido ás nossas conversas do WhatsApp, por exemplo, pode acabar sabendo mais da nossa vida do que nossos amigos mais próximos. Por isso, é importante saber o que fazer para impedir o uso indevido de sua conta do aplicativo caso seu celular seja perdido ou roubado.

Felizmente, o próprio WhatsApp inclui, em seu site oficial, um guia com as medidas que devem ser tomadas caso isso aconteça com você. Elas exigem um pouco de trabalho, mas com certeza valem a pena. E, em alguns casos, elas até mesmo permitem que você recupere as mensagens de sua conta assim que você tiver outro aparelho. Confira:

1. Bloqueie seu chip;
A primeira recomendação da empresa é que você entre em contato com sua operadora para bloquear seu chip. Fazendo isso, o celular não conseguirá receber a mensagem SMS necessária para verificar a conta, e por isso a conta será desativada no seu celular.

A partir daqui, há duas coisas que podem ser feitas:

2. Adquira um novo chip com o mesmo número do anterior;
Compre um novo chip e peça a portabilidade de seu número antigo para o número novo. Quando você fizer isso, você poderá se registrar novamente na sua conta em um novo aparelho. E como cada conta do WhatsApp só pode estar ativa em um aparelho a cada vez, o aparelho anterior será automaticamente desconectado quando você fizer isso.
Depois de fazer isso, você poderá recuperar as conversas que tinha no app, mas só se você tiver configurado um backup no Google Drive, iCloud ou OneDrive. O aplicativo lhe oferecerá essa opção assim que você fizer o login novamente. Para saber como configurar seu celular para fazer backup de suas conversas do WhatsApp, você pode consultar aqui (Android) ou aqui (iOS).

3. Entre em contato com o WhatsApp;
O próprio WhatsApp pede que você envie um e-mail para [email protected] com a frase “Perdido/Roubado: Por favor, desative minha conta” no corpo do e-mail. Inclua também o seu número de telefone, no seguinte formato: +55 XX YYYYYYYYY (escreva +55 no começo, depois inclua os dois dígitos do DDD, e em seguida o seu número).

4. Use outras contas para bloquear seu aparelho
Mesmo que você faça tudo isso, ainda existe a possibilidade remota de que, antes de que qualquer medida tenha efeito, alguém ainda consiga se conectar a uma rede Wi-Fi e ler suas conversas. Para evitar isso, você pode usar os recursos do sistema operacional do seu celular para bloquear o aparelho e dificultar o acesso aos seus dados. Confira aqui como realizar esse procedimento, tanto para iOS quanto para Android.