Centro do Empreendedor Municipal oferece serviços especiais

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


O Centro do Empreeendedor Municipal (CEM), localizado no Comércio, vem se tornando uma alternativa para microempreendedores individuais (MEIs) que precisam de um atendimento específico para abertura de empresas, como orientação, formalização do CNPJ, alterações, declarações anuais, emissão de boleto e baixa.

Segundo Hévila Santana, subcoordenadora do CEM, o espaço também conta com apoio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) para solicitação de alvarás e liberações e em breve também contará com a Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), englobando os serviços municipais essenciais para o andamento de uma empresa.

O CEM também conta com uma parceria do Sebrae, que oferece oficinas gratuitas nas dependências do centro. No primeiro semestre deste ano, 381 microempreendedores individuais participaram dos eventos, que abordaram temas como planejamento, formação de preço, vendas, administração de recursos financeiros e como obter crédito.

Desde a sua inauguração, em março de 2014, o espaço, que hoje está situado na Avenida Reitor Miguel Calmon, nº 382, já atendeu 7.894 cidadãos. Entre os serviços mais executados estão a formalização de CNPJ, declaração anual e alteração contratual da empresa.

Formalização de negócios – Os empreendedores individuais interessados em formalizar o negócio devem comparecer ao CEM levando apenas os originais dos documentos de: RG, CPF, Título de Eleitor ou Recibo de Declaração de IRPF, comprovante de endereço residencial e do ponto comercial. O serviço pode ser efetuado de forma online no Portal do Empreendedor, onde o cidadão deverá preencher todos os dados cadastrais e marcar todas as declarações anexas. Após o preenchimento cadastral deverá emitir o Certificado da Condição de Microempreendedor Individual e o Cartão CNPJ no site da Receita Federal.