Castramóvel realiza atendimento gratuito na Lagoa do Abaeté

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


O serviço de castração itinerante de cães e gatos Castramóvel segue o atendimento gratuito na sede administrativa do Parque Lagoas e Dunas do Abaeté, próximo ao final de linha, até o dia 26 de agosto. Desde o dia 1° de agosto, quando o serviço foi instalado no local, já foram registrados 300 atendimentos na unidade móvel, de acordo com Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão vinculado a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS). Somente este ano, o equipamento realizou mais de 4,1 mil intervenções, entre felinos e caninos.

Os interessados devem levar o animal na unidade móvel, às segundas e terças-feiras, das 8h às 12h, para o cadastramento e a triagem. Após passar por esta etapa,são encaminhados para a castração, que é realizada de quarta a sexta-feira. Para o atendimento é necessário que o responsável pelo animal apresente o cartão do SUS e um documento de identificação oficial com foto.

Além disso, é necessário o cartão de vacina antirrábicados animais de estimação. O cartão deve estar atualizado, com vacina aplicada a menos de um ano. Outro requisito indispensável é que o animal deve ter entre seis meses e cinco anos de idade e pesar mais de um quilo.

“O cartão de vacina do animal é um pré-requisito para o atendimento no Castramóvel. É muito importante que os cães e gatos sejam vacinados, principalmente após os ataques de morcegos registrados contra cães na região de Patamares e Piatã”, alertou o coordenador do Programa de Combate à Raiva e médico veterinário do CCZ, Aroldo Carneiro.

Apesar do alerta, há 12 anos não ocorre uma notificação da raiva em seres humanos na cidade. Cães e gatos com mais de três meses de idade devem ser vacinados de forma gratuita nas unidades de saúde. A relação dos postos de vacinação está disponível no sitewww.saude.salvador.ba.gov.br.