CadÚnico: E-mail que solicita recadastramento de senha no Sistema de Cadastro Único é falso

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


CadÚnico: E-mail que solicita recadastramento de senha no Sistema de Cadastro Único é falso
CadÚnico: E-mail que solicita recadastramento de senha no Sistema de Cadastro Único é falso – Foto: Reprodução

Gestores de programas sociais estão recebendo e-mails em nome do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) solicitando uma atualização de segurança. As mensagens são falsas e pedem para que os profissionais façam o recadastramento da senha dos usuários do Sistema de Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. As primeiras informações sobre os falsos e-mails vieram da coordenação estadual do Rio Grande do Sul, que rapidamente comunicou o órgão sobre a ocorrência.

O MDS e a Caixa Econômica Federal (CAIXA) não realizam ações de recadastramento encaminhando e-mails diretamente às prefeituras; e sem comunicação prévia pelos informes do Programa Bolsa Família. No caso das mensagens falsas, apesar de o MDS ser citado no título, tela possuem um domínio diferente do endereço de e-mail oficialmente utilizado pelo órgão, que é o @mds.gov.br.

De acordo com o coordenador-geral de operacionalização do Cadastro Único, Liomar Lima, essa ação visa, possivelmente, roubar a senha dos usuários.

“Estamos pedindo às prefeituras que receberem esse e-mail que não sigam nenhum dos passos solicitados e façam a exclusão imediata. O MDS não dispara comunicações sem avisar aos gestores por meio dos informes oficiais do órgão”, orienta Lima.

Aperfeiçoamento do sistema

Em julho desse ano, a CAIXA aperfeiçoou a segurança do Sistema de Cadastro Único e implantou a autenticação do acesso em duas etapas. “Para o gestor da prefeitura ter acesso, ele precisa de uma senha pessoal e outra senha que é gerada aleatoriamente. Por meio de aplicativo da CAIXA instalado no celular do operador ou da prefeitura. Então, hoje o sistema está bem mais seguro do que já era antes”, avalia o coordenador-geral.

Os gestores que tiverem dúvidas sobre o acesso ao Sistema podem entrar em contato com o suporte operacional da CAIXA. Isso podes ser feitp por meio dos telefones: 3004-1104 para capitais e regiões metropolitanas; e 0800 726 0104 para demais regiões.

Saiba mais

No Sistema do Cadastro Único, os gestores municipais fazem a inclusão; manutenção; alteração ou exclusão dos dados das famílias diretamente na base nacional do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

O cadastro reúne informações sociais e econômicas de cerca de 27,9 milhões de famílias com renda per capita de até meio salário mínimo; ou renda total familiar de até três salários mínimos. São registradas ainda informações como as características da residência; a identificação de cada pessoa da família; escolaridade e situação de trabalho.

Por meio de um sistema informatizado, o governo federal consolida as informações coletadas no Cadastro Único para formular e implementar políticas específicas, que contribuem para a redução das vulnerabilidades sociais. Todos os dados do sistema podem ser utilizados pelos governos municipais, estaduais e federal.