Brasil tem 9.477 casos confirmados de sarampo

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


ovo balanço divulgado na última sexta-feira (23) pelo Ministério da Saúde revela que já foram confirmados 9.898 casos de sarampo no País em 2018. Até o momento, 13 pessoas morreram por conta do sarampo neste ano: quatro em Roraima, seis no Amazonas e três no Pará. Os dados são referentes a quarta-feira (21), quando as secretarias estaduais de saúde repassaram as últimas informações sobre a situação da doença.

De acordo com o órgão, a maior parte das ocorrências foi registrada no Amazonas, com 9.477 casos confirmados, e em Roraima, com outros 347 casos. Ambos os estados apresentam surtos da doença, relacionados à importação do vírus D8, que circula na Venezuela. O salto no número de registros se deve à força-tarefa realizada em Manaus (AM), que praticamente zerou a lista de mais de 7 mil casos sob investigação na cidade. Apenas nove continuam em avaliação.

Casos isolados

Além dos surtos no Amazonas e em Roraima, a doença atinge outros sete estados, além do Distrito Federal. Houve registros em São Paulo (3); Rio de Janeiro (19); Rio Grande do Sul (45); Rondônia (2); Pernambuco (4); Pará (26); Distrito Federal (1) e Sergipe (4).