Bolsonaro autoriza saque antecipado do BPC para as vítimas do desastre de Brumadinho

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


Beneficiário do BPC sem inscrição no Cadastro Único terá auxílio suspenso
Bolsonaro autoriza saque antecipado do BPC para as vítimas do desastre de Brumadinho – Foto: Reprodução

O presidente da República, Jair Bolsonaro, assinou na tarde desta sexta-feira (08/02) autorização que possibilita antecipar o pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) aos beneficiários residentes no município de Brumadinho (MG). Na edição extra do Diário Oficial da União, o Decreto Nº 9.700 estabelece que em situações de calamidade pública o pagamento do beneficio deixa de seguir o calendário escalonado.

No total, 774 beneficiários que residem comprovadamente na cidade mineira atingida pelo rompimento da barragem de rejeitos da empresa Vale poderão sacar o BPC no dia 22 de fevereiro.

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, explica que a população em situação de vulnerabilidade social em um momento de calamidade pública é a que sofre mais.

“Fizemos um esforço de antecipação desse recurso, uma vez que as pessoas que recebem o BPC ficam ainda mais vulneráveis quando um município é atingido por um desastre. E esse recurso poderá ajudá-las nas necessidades básicas”, afirmou.

Os beneficiários também poderão antecipar o valor de mais um benefício. Nesse caso, eles devem solicitar a antecipação da parcela direto nos postos bancários.

O valor antecipado estará disponível para saque em até cinco dias úteis e o total será ressarcido ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em até 36 parcelas, sem juros ou correção, a partir do terceiro mês seguinte ao da antecipação.

O beneficiário que estiver sem o nome na listagem para antecipação de um valor de benefício pode fazer o requerimento à agência da Previdência Social. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone 135 da Previdência Social.