Bolsa Família Móvel realiza atendimento em bairro de Salvador

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


Desde que o Bolsa Família Móvel começou a atender no Restaurante Popular em São Tomé de Paripe, há cerca de 4 anos, a dona de casa Andréia Batista não precisa se deslocar muito para ser atendida. Ela, que é moradora do bairro e beneficiária do programa federal há seis anos, foi nesta quinta-feira (17) até o restaurante para fazer inclusão de uma das filhas como dependente. Pela manhã, o local recebeu a presença de 30 moradores de São Tomé e bairros ao redor. O atendimento segue até esta sexta-feira (18), das 9h às 15h.

“Eu me cadastrei no Bolsa Família quando a central de atendimento era na Sete Portas. Se eu quisesse fazer inclusão ou atualização cadastral tinha que me deslocar até lá. Gastava uma hora para chegar. Depois que o serviço passou a ser realizado no restaurante, eu comecei a fazer tudo aqui mesmo. Sou atendida na mesma hora, não preciso agendar, e ainda economizo no transporte”, conta a dona de casa.

O Bolsa Família Móvel está no Restaurante Popular mensalmente. Neste ano, cerca de 1,1 mil pessoas foram atendidas. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps) e tem como objetivo descentralizar a demanda de beneficiários do Bolsa Família nas Prefeituras-Bairro, nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e no Centro Unificado de Inclusão, Desenvolvimento, Assistência e Referência Social (Cuidar), no Comércio.

Atendimento

Quem for se inscrever no Bolsa Família ou fazer a atualização deve apresentar original do RG, CPF, título de eleitor e carteira de trabalho (caso assinada, levar contracheque) e comprovante de residência (recibo de água, luz, telefone ou correspondência recebida pelos Correios). Para aqueles que irão incluir pessoas da casa no programa (dependentes), é necessária a apresentação dos documentos do representante legal e de quem será incluído. São exigidos carteira de identidade e/ou certidão de nascimento e atestado de frequência escolar, caso o dependente tenha menos de 18 anos.