Bolsa Família: Beneficiários apresentam melhor resultado em condicionalidade – Pagamento já começou

Atualmente, mais de 14 milhões de alunos são beneficiados pelo programa Bolsa Família em todo o País

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


Bolsa Família: Beneficiários apresentam melhor resultado em condicionalidade - Pagamento já começou
Bolsa Família: Beneficiários apresentam melhor resultado em condicionalidade – Pagamento já começou – Foto: Reprodução / Ubirajara Machado

Estudantes beneficiados pelo programa Bolsa Família registraram neste ano o maior índice de frequência escolar na série histórica das coletas realizadas em agosto e setembro. O acompanhamento é realizado desde 2007, quando os dados passaram a ser registrados no Sistema Presença.

Nestes dois meses, 13.432.784 beneficiários acompanhados pelo programa foram registrados no sistema, taxa de 93,73% do total de 14.331.165. O percentual superou a marca dos 95% em seis estados do País: Espírito Santo, Rio Grande do Sul, São Paulo, Tocantins, Paraná e Ceará. Nenhum município do Brasil deixou de registrar as informações relativas à frequência escolar dos alunos.

Condicionalidade

Do total de estudantes registrados no sistema, 12.712.735 (94,64%) atingiram o índice mínimo exigido pelo Bolsa Família (85% para crianças e adolescentes entre seis e 15 anos e 75% para jovens de 16 e 17 anos). Apenas 720.049 alunos (5,36%) não cumpriram a frequência necessária.

Manter crianças e jovens na escola é uma das condicionalidades previstas no Bolsa Família. Se ela não for cumprida, são aplicadas punições gradativas, que começam com uma advertência, passam por suspensões temporárias e podem chegar até o cancelamento do benefício.

Pagamento do Bolsa Família de novembro

Mais de 14,2 milhões de participantes do Bolsa Família começam a receber o pagamento do programa referente ao mês de novembro. O repasse é realizado de acordo com o Número de Inscrição Social (NIS), impresso no cartão. Aqueles que terminam com final 1 podem sacar no primeiro dia do pagamento, no caso, nesta segunda (19). Os NIS com final 2, no segundo dia, e assim por diante. Os recursos ficam disponíveis para saque por um período de três meses.

Valor do benefício

O que cada beneficiário recebe varia conforme o número de membros da família, a idade de cada um e a renda declarada ao Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal. Ao todo, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) irá repassar mais de R$ 2,6 bilhões, o valor médio do benefício neste mês é de R$ 187,32 por família.

Em novembro, 321,8 mil famílias começaram a receber benefícios pagos pelo programa. Para fazer parte, o responsável deve procurar um Centro de Referência de Assistência Social (Cras); ou um posto de atendimento do Bolsa Família no município. É necessário levar documentos de identificação pessoal, como RG; carteira de motorista; certidão de nascimento de todas as pessoas que vivem na residência.

Em busca de vagas de emprego? Aqui é o seu lugar!

Atenção!

Com a proximidade do fim do ano, muitos beneficiários do Bolsa Família estão com dúvidas se receberão uma 13ª parcela do benefício. A notícia chegou a ser divulgada por alguns usuários no Facebook e WhatsApp. A informação não passa de um boato e não há previsão desse pagamento.

CALENDÁRIO

Bolsa Família de junho começou a ser pago - Veja quem tem direito e como se inscrever
Foto: Divulgação / MDS