Beneficiários do Bolsa família ou Cadastro Único têm direito a cursos presenciais e a distância (EAD)

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


Beneficiários do Bolsa família ou Cadastro Único têm direito a cursos presenciais e a distância (EAD)
Beneficiários do Bolsa família ou Cadastro Único têm direito a cursos presenciais e a distância (EAD) – Foto: Reprodução

 

Os beneficiários do Bolsa família e as pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal que buscam qualificação profissional têm novas oportunidades. Estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos oferecidos por meio do Plano Progredir. A ação é voltada às famílias de baixa renda e possibilita o acesso ao empreendedorismo, à qualificação profissional e ao mercado de trabalho.

O Secretário de Inclusão Social e Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Social, Vinicius Botelho, explica como se inscrever.

“As pessoas podem se inscrever no Portal do Progredir e fazer um rápido cadastro com algumas informações básicas. E, uma vez dentro do site, há um link de qualificação profissional onde elas conseguem ver todos os cursos que estão com inscrições abertas – tanto presenciais, como a distância. Nos  presenciais , elas podem se inscrever naqueles ofertados pelos parceiros. Há ainda uma série de outros cursos de educação a distância voltados empreendedorismo e educação financeira, por exemplo”.

Como se inscrever?

Os interessados devem consultar o portal www.mds.gov.br/progredir, pois cada curso possui um período diferente para início e término das inscrições. Ao todo, são mais de mil vagas disponíveis nestes estados:

Espírito Santo: Trabalhador na Produção de Derivados do Leite Sangrador de Seringueira; Trabalhador no Cultivo de Plantas Medicinais; Trabalhador na Operação de Motosserra; Viverista e de Trabalhador no Processamento de Banana.

Minas Gerais: Capacitação e Planos de Negócios para Micoempreendedores Individuais.

Bahia: Técnico de Nível Médio em Fruticultura na Bahia.

São Paulo: Administração Rural, Aplicação de Agrotóxicos, Fruticultura, Operação de Tratores Agrícolas.

Paraná: Trabalhador na Piscicultura.

Goiás: Gestão de Agronegócios e Formação de Novas Lideranças.

Rio de Janeiro: Almoxarife de Obras, Aplicador de Revestimento Cerâmico, Carpinteiro, Mestre de Obras, Pedreiros e Pintor de Obras.