Bebidas alcoólicas e dieta

Autor: Juliana Lima

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O consumo frequente de álcool é prejudicial para o emagrecimento e interfere no resultado do exercício físico. O efeito do álcool no nosso organismo é prejudicial à saúde, além de atrapalhar o metabolismo de nutrientes nos tecidos, pode aumentar a gordura corporal e também levar à desnutrição.

O álcool é uma caloria vazia e não possui nutrientes para o corpo, por isso contribui para o aumento do percentual de gordura, além de afetar o organismo e prejudicar na absorção dos nutrientes provindos dos alimentos, como ácido fólico e vitamina B1, por exemplo.

Assim como os alimentos gordurosos, as bebidas alcoólicas são grandes sabotadores e responsáveis pelo aumento de peso e dificuldade em diminuí-lo. São as famosas ‘calorias vazias’. Vale lembrar que quanto maior o teor alcoólico, maiores são as calorias da bebida e maiores são os prejuízos à saúde, principalmente para o cérebro e o fígado.

O caminho do álcool no organismo acontece da seguinte maneira: depois de ingeri-lo ele vai para o estômago e para o intestino delgado, na parede do estômago existe uma enzima (álcool desidrogenase), que degrada uma quantidade do álcool. Quanto mais álcool degradado, menos vai para o sangue. Entretanto, a maior parte do álcool ingerido é absorvida pelo intestino delgado e vai diretamente para a corrente sanguínea, e se transforma em gordura, alojando-se nas regiões onde mais temos propensão a engordar, e apenas uma pequena proporção da quantidade de álcool absorvida é removida do corpo através da urina, suor e respiração.

O abuso também atrapalha o metabolismo de nutrientes, o fígado sofre redução na álcool  capacidade de metabolizar e utilizar a vitamina A; os rins passam a excretar minerais importantes como magnésio, potássio, zinco e cálcio pela urina.

A cerveja é uma das bebidas que possui menor teor alcoólico, de 3% a 8%. O problema maior está justamente na quantidade que se bebe e nos petiscos que a acompanham. O vinho tem cerca de 12% e os destilados de 40 a 50% de teor alcoólico. Cada caloria gasta com a ingestão de álcool, não traz nenhum benefício, e quanto mais calorias gastas dessa forma, sobram menos para gastar com alimentos nutritivos, por exemplo.

Em caso de comemoração o brinde é inevitável, então a dica é ter bom senso e não errar na dose, desta forma, seus esforços nos treinos e dieta não serão prejudicados.