Aprenda dicas para manter a boa forma durante as festas juninas

Autor: GAROTABELEZA

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Diversos elementos compõem as festividades juninas, entre eles o forró tradicional, as roupas de xadrez, decoração com bandeirolas e balões entre outros. Todavia, o que mais ganha destaque nesta época do ano é, sem dúvida, a culinária típica do São João, um capítulo saboroso e muito tentador para uma mulher que está em busca de perder peso. Canjica, pamonha, milho assado ou cozinhado,  paçoca, pé-de-moleque, bolo de milho, mungunzá entre outros. A lista de delícias típicas nesta época do ano vai longe, assim como o número de calorias acumuladas depois de um banquete como tal.

Porém, o fato de estar de dieta não significa privar-se das guloseimas do mês de junho, isso porque existem alternativas para continuar perdendo peso ou mantendo a boa forma, ao mesmo tempo que permite ao paladar aproveitar muito bem os pratos típicos do São João.

Equilibre e organize as porções

Mesmo sendo possível comer guloseimas e ainda assim manter a boa forma, é preciso levar em consideração o bom senso. Em outras palavras, você precisa controlar bem o consumo, tendo em vista que, apesar dos alimentos servidos nesta época do ano serem nutritivos, eles são também extremamente calóricos, principalmente quando estão unidos em uma só receita.

Desta forma, a dica é saborear um pouco de cada prato, não ultrapassando porções pequenas. Além disso, é preciso levar em consideração em quantos festas de comemoração junina você comparecerá, tendo em vista que assim você pode organizar suas refeições, escolhendo apenas alguns itens de cada festa para saborear. Isto é, diversificar os pratos e mesmo assim saborear toda a culinária junina.

Imagem de comidas típicas juninas

Foto: Josa Júnior/ Flickr/ CC

Gaste as calorias extras

Se durante as festas juninas você não se conteve diante das deliciosas tentações da culinária, não há motivo para se preocupar. Isto porque, a dica para eliminar as calorias adquiridas estão no decorrer das próprias festividades, ou seja, aproveite o forró e o típico “dançar a noite inteira” para auxiliar na queima da gordura. De acordo com os educadores físicos, com uma hora de dança é possível perder até 600 calorias.

Agora, se você não gosta de dançar, a dica é tentar recuperar o emagrecimento no dia seguinte. Faça caminhas ou corridas por uma hora, este tipo de exercício também faz o corpo perder em torno de 500 a 600 calorias.

Busque aproveitar mais os nutrientes dos alimentos

A maioria das receitas juninas são elaboradas com ingredientes ricos em nutrientes para o corpo, um bom exemplo disto é o milho. Por exemplo, quando consumido sozinho assado ou cozido, ou mesmo na forma de pipoca, ele torna-se um cereal rico em vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo. Entretanto, ao ser adicionado em um munguzá, por exemplo, que leva leite de coco, açúcar e outros ingredientes, acaba ficando mais calórico do que nutritivo.

Desta forma, otimize as receitas para que elas deixem os ingredientes principais sobressaírem em termos de nutrição. Sendo assim, realize trocas equivalentes, como substituir o leite integral pelo desnatado, o açúcar cristalino pelo mascavo e sempre optar pelas versões light dos demais ingredientes.