Aplicativo Meu CadÚnico facilita acesso às informações de programas sociais do governo federal

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


Aplicativo Meu CadÚnico facilita acesso à informações de programas sociais do governo federal - Cadastro único
Aplicativo Meu CadÚnico facilita acesso à informações de programas sociais do governo federal – Cadastro único – Foto: Secom/PMJ

O aplicativo Meu CadÚnico já soma mais de 66.700 mil instalações em celulares. Nos últimos 30 dias, a ferramenta que facilita o acesso às informações da população inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal foi acessada por mais de 17 mil pessoas.

Lançado em julho pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o Meu CadÚnico é a versão mobile do portal Consulta Cidadão. Com ele é possível verificar se a família está inscrita no Cadastro Único; a renda registrada e informações sobre todos os programas sociais do governo federal. A ferramenta também disponibiliza o Número de Identificação Social de todos os componentes da família, conhecido como NIS.

Para o analista técnico de Políticas Sociais do MDS, Marcelo Bastos, o aplicativo para celular permite ao cidadão ter acesso a dados de forma simples e de qualquer lugar.

“Uma conta que fazemos é se a pessoa tiver que sair de casa para ir até um Centro de Referência de Assistência Social, quanto tempo ela vai perder? Quanto vai gastar de transporte apenas para ter acesso a alguma informação? Então, o nosso objetivo básico é suprir de informações nossos usuários”, explica.

OUÇA ESTA MATÉRIA:

CERTIFICADOS

A ferramenta já emitiu 135 mil certificados, cerca de 900 por dia. O documento pode ser usado pelo cidadão para confirmar a inscrição no cadastro; ou por outros programas que utilizem os dados para conceder os benefícios.

“Quando um sistema que utiliza dados do Cadastro Único precisa conceder um benefício e está sem acesso no momento ou o usuário precisa confirmar que está cadastrado, é possível gerar o certificado. Assim, o cidadão consegue confirmar que está registrado e faz parte das nossas bases”, esclarece Bastos.

A validação do comprovante é feita por meio do QRCode; espécie de código de barras que pode ser escaneado pela câmera do celular ou de uma chave de segurança. Dessa forma, o usuário poderá compartilhar o comprovante, caso algum programa social deseje verificar a autenticidade da informação.

ONDE BAIXAR?

No Meu CadÚnico, os cidadãos também encontram informações como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo de sua casa. O aplicativo está disponível gratuitamente para download nas lojas de aplicativos para celulares Android e IOs.