Abertas inscrições de 573 vagas para Processo Seletivo 2017 do IFBA Salvador

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


Já estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2017 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA – Salvador). São 573 vagas para Simões Filho, sendo 430 vagas para o integrado e 143 vagas subsequente.

As inscrições devem ser realizadas até 15 de setembro. O valor da taxa de inscrição é R$ 30,00, que deve ser paga até o prazo estabelecido no boleto bancário. Caso o candidato seja egresso de escola pública, é possível solicitar a isenção parcial da taxa de inscrição até o 18 de agosto e o valor pode ser reduzido em 90%, passando para R$ 3,00.

Cursos ofeceido em Salvador

TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
O técnico em automação industrial terá uma formação técnica com ênfase em manutenção dos sistemas e instrumentos diversos envolvidos num processo industrial químico, petroquímico e de petróleo, do mais simples ao mais complexo e atual, sem perder de vista o seu desenvolvimento enquanto empreendedor .

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
O técnico em edificações, da área de construção civil, desenvolve atividades que englobam três etapas: elaboração de projetos (arquitetônico, hidráulico, elétrico e executivo) e planejamento de obras (projeto e custos do canteiro); entre outros.

TÉCNICO EM ELETRÔNICA
O técnico em eletrônica executa a instalação e a manutenção de equipamentos bancários, industriais, comerciais, médicos, hospitalares, etc. O profissional ao final do curso estará qualificado para atuar também com sistemas elétricos de baixa tensão, motores, controladores, inversores de frequência e Soft-Start. Entre outros.

TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA
O técnico em eletrotécnica elabora e executa projetos elétricos residenciais, prediais e industriais; realiza, supervisiona e controla a manutenção em sistemas elétricos, faz utilização e ligações de instrumentos, motores e transformadores elétricos, executa montagem de circuitos e painéis elétricos, faz a manutenção de motores e equipamentos eletroeletrônicos.

TÉCNICO EM GEOLOGIA
A prática do profissional técnico em geologia possibilita um contato direto com a natureza através das aulas de campo (regiões de morros, serras, praias, matas, minas, cavernas, etc.), exigindo disposição para longas caminhadas, além de boa acuidade visual para observação de detalhes e utilização da visão tridimensional. Entre outros detalhes.

TÉCNICO EM MECÂNICA
O técnico em mecânica atua auxiliando os engenheiros de manutenção mecânica, de planejamento da manutenção de inspeção e de produção, nas indústrias automobilísticas, naval, química, petroquímica, de petróleo, alimentícia, metalúrgica, papel e celulose, de montagem e prestadoras de serviços de manutenção. Entre outros detalhes.

TÉCNICO EM QUÍMICA
O técnico em química estará apto para atuar em laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, laboratórios de controle de qualidade e áreas afins; operar analisadores dispostos em linha; controlar e operar diversos processos industriais químicos.

TÉCNICO EM REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO
O técnico em refrigeração industrial atuará em qualquer tipo de indústria possuidor de máquinas e equipamentos de refrigeração, como indústrias naval, química, petroquímica, alimentícia, hoteleira, shopping center, dentre outras além de empresas prestadoras de serviços de manutenção, instalação e projetos em refrigeração industrial. Entre outros detalhes.

TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO E CONTROLE INDUSTRIAL
O técnico em automação terá uma formação técnica com ênfase em manutenção dos sistemas e instrumentos diversos envolvidos num processo industrial químico, petroquímico e de petróleo, do mais simples ao mais complexo e atual, sem perder de vista o seu desenvolvimento enquanto empreendedor.

TÉCNICO EM HOSPEDAGEM
O curso técnico em hospedagem tem como objetivo principal formar profissionais técnicos para atuarem em serviços hoteleiros. O curso capacita o estudante para atuar, operacionalizar e coordenar os serviços de hospedagem. Nesse sentido, o técnico em hospedagem poderá atuar em diversos campos, como hotéis, pousadas, cruzeiros, companhias aéreas, clubes, organização de eventos, recanto para idosos, hotéis para animais de estimação, entre outros.

TÉC. EM INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO ELETRÔNICA
O técnico em eletrônica executa a instalação e a manutenção de equipamentos bancários, industriais, comerciais, médicos, hospitalares, etc. O profissional ao final do curso estará qualificado para atuar também com sistemas elétricos de baixa tensão, motores, controladores, inversores de frequência e Soft-Start. Entre outros detalhes.

TÉCNICO EM MANUTENÇÃO MECÂNICA INDUSTRIAL
O técnico em manutenção mecânica industrial realiza atividades de programação e orientação na execução de peças, máquinas e objetos gerais, utilizando ferramentas manuais e máquinas-ferramenta; programa inspeciona e executa controle de qualidade em linha de fabricação, em matérias primas e produtos siderúrgicos; ajusta, monta peças de máquinas e verifica seu funcionamento; entre outros detalhes.

Como ingressar

Para ingressar nos cursos técnicos integrados, com formação de três a quatro anos, os candidatos precisam ter o ensino fundamental concluído ou estarem em vias de conclusão até a data de matrícula. Todas as vagas terão aplicação de prova de questões objetivas (geografia, história, língua portuguesa e matemática), além de redação. Em relação aos cursos técnicos subsequentes – com duração média de dois anos – os candidatos devem ter concluído o ensino médio ou estarem em vias de conclusão até a data de matrícula no IFBA. Nessa forma, 50% das vagas têm aplicação de prova de questões objetivas (biologia, física, geografia, história, inglês ou espanhol, língua portuguesa, matemática e química) e redação, sendo os 50% das vagas remanescentes preenchidas através do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas até 15 de setembro, exclusivamente pelo site, de acordo com as instruções estabelecidas nos editais. A data para aplicação da prova será no dia 20 de novembro, das 8h às 12h30.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] e telefones (71)3396-9549/84008920/7326 (Para o IFBA Simões Filho)

Reserva de vagas.

Como prevê a Lei nº 12.711/12, é possível que os egressos de escolas públicas concorram à reserva de 50% das vagas. Dentro dessa porcentagem, 50% são destinados aos que comprovarem renda bruta familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Há ainda oportunidades pelas cotas sociais, com vagas para afrodescendentes, índios, índios descendentes e de outras etnias, conforme percentual indicado no último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os candidatos com deficiência têm reserva de 5% em relação ao total. Nesses casos, é necessário entregar a documentação de acordo com as especificações do edital e do calendário.

Cursos superiores

Os candidatos interessados em concorrem a uma vaga dos cursos superiores do IFBA precisam participar do Enem e se inscrever através do Sistema de Seleção Unificada (SISU).