366 mil pessoas foram atendidas em pouco mais de um mês no TRE-BA

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


Cerca de de 366 mil pessoas compareceram aos cartórios e demais postos de atendimento da Justiça Eleitoral na Bahia entre 1º de abril e a última quarta-feira (4/5), data do fechamento do cadastro eleitoral.

O número, divulgado nesta segunda-feira (9/5) pelo TRE, representa quase o dobro da quantidade de atendimentos feitos durante o mesmo período em 2014, na última eleição. Naquela ocasião, entre 1º de abril e 7 de maio, data em que o cadastro foi encerrado, foram cerca de 192 mil atendimentos em todo o Estado.

Por conta do fechamento do cadastro, 4 de maio foi a data limite para o eleitor em todo o País fazer as solicitações dos serviços eleitorais. O crescimento da procura repete uma tendência verificada durante anos eleitorais, em que grande parte do eleitor deixa para regularizar a situação no final do prazo.

A tendência, notada pelo TRE, é verificável na análise dos números. Em 1º de abril deste ano, o número de atendidos em toda a Bahia foi de 11.145. Já em 4 de maio, último dia, 36.358 pessoas procuraram os postos do Tribunal, ao passo que os serviços já vinham sendo oferecidos ao eleitor desde novembro de 2014, quando foi reaberto o cadastro eleitoral após as eleições daquele ano.

Com as operações feitas nos últimos meses, 10.439.321 pessoas podem votar, número contabilizado até a sexta-feira (6/5). A quantidade, que é parcial, sofrerá ainda alterações decorrentes do processamento dos dados realizado no período pós-fechamento do cadastro.